sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Você conhece a lenda do girassol ?

Clície é uma ninfa da água na mitologia grega que se apaixonou po Hélios (Deus do Sol), que não lhe correspondeu. Sofrendo, Clítia começou a definhar. Ficava durante todo o dia sentada no chão frio com sua tranças desatadas sob os ombros. Assim passaram-se os dias sem que ela comesse ou bebesse, alimentava-se apenas das próprias lágrimas. Durante o dia contemplava o Sol desde o nascente ao poente, era a única coisa que via e seu rosto estava sempre voltado para ele, já à noite, curvava-se para chorar.

A lenda

Uma formosa ninfa das águas, filha de Océanos e de Tétis, Clície se enamorou do deus-Sol quando o viu caminhando pela extensão dos céus. Ela vivia só para olhar sua resplandecente luz. Ao tocar sua pele o calor de seus raios, a ninfa pensava que o enviava uma carícia, e isso a faziam sentir-se feliz.
O deus Hélios também se enamorou de Clície, mas abandonou-a logo que conheceu outra mulher: Leucótoe. Para vingar-se, Clície comentou tais relações ao pai de Leucótoe, e este trancou sua filha em uma torre escura para que não pudesse ver mais o deus. Hélios, então, cheio de ira, menosprezou Clície e deixou-a só, mas ela não deixou de amá-lo e conquistá-lo de novo. Ao sentar-se a ninfa junto a um arroio, seus cabelos longos lhe caíam sobre suas costas e sobre seu rosto, como muitas gotas de água, puras e brilhantes. Esperou que o deus viesse acariciá-la novamente, mas depois do entardecer, quando a Noite se aproximava, o seu amado deus não apareceu. Ao invés, escondeu-se por detrás das nuvens, procurando ignorá-la.
Depois de nove dias de espera, sob o céu nebuloso, passou a chorar intensamente; coberta de lágrimas, com as quais se alimentava, surgiu o gélido orvalho, que desde então haveria de refrescar as flores. E os deuses, apiedados, se perguntaram:
— Que faremos agora com a inconsolável ninfa Clície?
— Faremos dela uma flor que siga os passos de Hélios, com esperança.
E os deuses a converteram paulatinamente numa flor que até hoje, vive, girando em torno de si mesma, a buscar os raios do Sol: o heliotrópio (girassol).
Clície a se alimentar de seu próprio ópio e de seus prantos tornou se uma linda flor que sempre a seguir o rumo do sol vive a espera de Hélios que a de vir toca-lá um dia novamente. Finalmente, seus pés criaram raízes no chão, o rosto transfigurou-se em uma flor (Heliotropium) que move-se sobre seu caule de modo a estar sempre acompanhando seu amado Sol em seu curso diário, eternamente conservando o sentimento da ninfa não correspondida.

(Fonte: wikipédia)
Um ótimo fim de semana !!

3 comentários:

  1. nossa...que linda historia! nao fazia ideia de que a lenda do girassol tinha a ver com deuses! muito bonita! bom fim de semana pra vc tambem!

    Bjims! '3'

    ResponderExcluir
  2. Olá Dri,
    Obrigada pelo comentário e pelos seus conselhos :)
    É sempre bom contar com a sabedoria de quem já passou por essas situações!
    Mas estou bem ansiosa pela chegada do bebê e pra ver como vai ser, rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  3. adorei saber a lenda do meu nome.. cllycia que vem do grego clicie, linda história!

    ResponderExcluir

Vou ficar aguardando seu comentário.